Psicólogo

Qual a hora certa para buscar o atendimento de um profissional da psicologia?

Qual a hora certa para buscar o atendimento de um profissional da psicologia?

a) Em geral, quando sentimos que não estamos dando mais conta de uma série de situações.

b) Quando todo o esforço dos amigos em ajudar não surte o efeito desejado

c) Quando o consumo de álcool, drogas, ou alimentos hipercalóricos aumenta em demasia, junto com a agressividade

d) Quando, por algumas vezes, pensamos que falar com um psicólogo seria uma ajuda bem vinda

e) Quando sentimos que precisamos mudar, mas não sabemos como, e/ou não sabemos como começar, ou mesmo o que mudar

f) Em uma situação de crise, de luto, de depressão, de confusão, de desespero

Como o psicólogo pode me dar suporte?

Se você está avaliando a possibilidade de iniciar uma psicoterapia, segue algumas diferenças entre falar com um psicólogo e falar com um amigo.

1 - Enquanto um amigo/parente pode ter a melhor das intenções, mas nem sempre compreender a fundo, um psicólogo é um profissional capacitado para analisar e propor as soluções mais eficazes.

2 - Se alguém próximo for te dar conselhos, eles serão com base na vida deles, seus valores e opiniões, e não com base em técnicas comportamentais, cientificamente comprovadas

3 - Amigos e parentes podem julgar, minimizar a importância de seus problemas, enquanto um profissional formado vai saber te ouvir de maneira neutra, com foco nas melhores soluções

4 - O sigilo profissional, parte importante do código de ética dos psicólogos,  permite que você se abra com o psicólogo, sem censura, sem medo de ser julgada(o), evitando que você se exponha a situações constrangedoras, ou correr o risco de algo íntimo ser vazado e/ou ser usado contra você.

O papel do psicólogo não é resolver problemas, como um mecânico faz com o carro, ou o dentista com os dentes, ou dar respostas prontas para qualquer situação. Sua atuação é auxiliar o cliente, de forma técnica, a se estruturar, aprofundar o autoconhecimento, e superar os desafios e problemas pelos quais está passando.

Sabendo dessas informações, agora você já tem um pouco mais de critérios para poder escolher um profissional que lhe transmita segurança e conforto, para iniciar a terapia.

Fale com o Psicólogo

Uma excelente maneira de se certificar de que é hora de começar com a psicoterapia, é conversando com um psicólogo. A conversa pode ser breve e focada nas dúvidas que você tem, se a terapia vai te ajudar ou não, por exemplo. Além disso, você já pode perguntar se esse profissional já tratou de algum caso parecido com o seu, se ele já estudou mais a fundo sobre o assunto.

Essa breve conversa já te retornará duas informações: uma sobre você e se é mesmo o momento de buscar terapia e outra sobre o profissional, se ele tem condições de te atender.

Certamente que, por ser uma conversa breve, muitas informações ainda faltarão, mas pelo menos você terá condições plenas de saber se é o momento de começar a terapia.

Estou à disposição para conversarmos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 40

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.